modelomodelomodelo       ir para avaliação sumária     ir para avaliação completa

um modelo de avaliação de websites de turismo de habitação/turismo rural

Baseado em referenciais internacionais (Modelo de Qualidade da Norma ISO 9126)

 
Todos nós já fugimos de um site apenas porque o primeiro impacto nos causa repulsa. Noutras ocasiões não passamos do segundo ou terceiro link. De facto não basta possuir um site. É necessário que ele seja suficientemente atrativo para que acrescente valor ao seu negócio, caso contrário poderá até ser contraproducente, deixando uma péssima primeira impressão no seu visitante! E sabemos que não há uma segunda ocasião para provocar uma primeira impressão...

Daí ser fundamental submeter o nosso site a um MODELO DE AVALIAÇÃO, que utilize critérios rigorosos e suficientemente abrangentes, para ficarmos a saber que aspetos poderemos (deveremos) melhorar.

modelo2

Este Modelo de Avaliação, desenvolvido no âmbito de uma tese de mestrado em Sistemas Gráficos e Multimédia(1), específico para sites de turismo, em particular turismo de habitação/turismo rural, foi já testado em dezenas de sites, submetendo a avaliação conceitos combinados de funcionalidade, usabilidade, confiabilidade, credibilidade, e outros. Está focado nos objetivos de desempenho empresarial a que estes sites deverão corresponder: captação de clientes, promoção da imagem, incremento na prestação do serviço.

modelo1

É um Modelo que incide sobre o produto final. Avalia portanto, resultados, pois são esses que nos interessam. Com base na apreciação de diversos elementos funcionais e estéticos do site, verifica se respondem aos requisitos que suportam os objetivos e assim garantem o sucesso do site.


Submete a avaliação 38 itens (elementos texto, elementos multimédia, funcionalidades, etc), considera 7 requisitos (essenciais para os objetivos do site), combina 3 abordagens e apresenta resultados em 3 cenários possíveis:

  • no primeiro cenário, imprime maior foco nos aspetos estéticos e sensitivos; 
  • no segundo cenário, valoriza mais as funcionalidades presentes;
  • no terceiro cenário, privilegia os elementos que fornecem informação.

A aplicação deste modelo a 3 dezenas de sites, escolhidos aleatoriamente, permitiu evidenciar a fraca qualidade numa grande parte deste tipo de sites, em qualquer dos 3 cenários:

em média, não ultrapassaram uma avaliação de 50 pontos num total de 100 !

   O seu site estará nesta média?  

 

 

(1) Tese de mestrado do autor, submetida a jurí no Instituto Superior de Engenharia do Porto e classificada com 18 valores.