lupalupalupa 

diagnóstico empresarial

Este diagnóstico, direccionado para PME's, utiliza uma metodologia designada de Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO) e visa identificar insuficiências de gestão, desperdícios de recursos, ineficácia de procedimentos e outros problemas na organização, para de seguida apontar as medidas corretivas a serem implementadas. Estas poderão consistir na alteração de procedimentos ou rotinas, na implementação, adaptação ou integração de software, aquisição de equipamentos, realização de ações de formação, etc.

 

metodologia MPPO

Esta metodologia pressupõe o envolvimento do líder da PME e dos restantes elementos da empresa. Do dirigente porque este normalmente acumula saberes e experiências práticas essenciais ao longo do seu percurso enquanto empresário/gestor, e é quem tem a visão estratégica do negócio. Dos restantes elementos porque são estes que melhor conhecem a rotina e dificuldades operacionais diárias, e é a eles que normalmente se destinam as medidas de correção.

MPPO1

É neste ambiente de interacção, entre detentores de saberes práticos (da empresa) e saberes técnicos (do consultor) que se desenvolve a metodologia de análise. O consultor, nesta fase de análise, tem um papel de facilitador, mais do que de instrutor e para a realização de algumas reuniões com os diversos elementos da empresa é fulcral a disponibilidade do empresário e dos seus colaboradores. Estas reuniões podem ser de natureza diversa: sessões de Brainstorming, reuniões mais ou menos informas e mais ou menos estruturadas, para além de inquéritos aos elementos da empresa.

 

a árvore de problemas

A abordagem é pragmática e realista. Trata-se de identificar em concreto uma lista com os problemas ou situações a melhorar, 

mppo2

que tenham relevância, e definir qual a situação desejada para cada um deles. Estes problemas são depois relacionados e organizados para a construção de uma árvore de problemas em que os que se encontram mais próximo dos ramos correspondem às causas dos que se encontram próximo da raíz.

Assim, resolvendo os problemas localizados nas extremidades dos ramos, ficam resolvidos todos os restantes da árvore.

 

a árvore de objetivos

É construída a partir da anterior e corresponde ao seu simétrico, onde para cada problema é descrita a respetiva situação desejada.

 

plano de desenvolvimento

Este Plano descreve o quadro de medidas a adotar e respetivas atividades a desenvolver. Estas podem ser de vária ordem:

  • consultoria sem intervenção de elementos da empresa;
  • consultoria formativa (formação no posto de trabalho);
  • ações de formação, de dirigentes e de colaboradores;
  • outras atividades (projetos especiais - podem envolver elementos externos à empresa)

 

execução e controlo do plano de desenvolvimento

Compreende a fixação de custos e orçamentos das atividades, identificação dos meios de verificação e acompanhamento, execução do plano propriamente dito, e medição de resultados.

 

avaliação final e conclusão

Avaliação dos resultados e dos desvios face às situações desejadas (objetivos). Relatório com as conclusões.